top of page

Decoração sustentável: pallets

Já faz algum tempo que a decoração sustentável ganhou destaque no design de interiores, quase tudo é reaproveitável e com uma boa customização pode ficar lindo! Um acessório que está sendo adaptado para ser bases para camas, sofá, mesa de centro, painel para tv, entre outros, é o palett. Sim, aquele suporte de madeira usado para transportar volumes em fábricas ou frutas. É comum encontrar grandes quantidades de pallets nas calçadas próximas à feiras e fruteiras, isso porque muitos feirantes se desfazem dos pallets porque podem estar quebrados. Também é possível comprar os pallets desses feirantes, muitas pessoas estão aderindo a este método para obter os pallets e decorar suas casas.


É importante lembrar de verificar se a madeira não está podre em alguma parte, se era utilizada para transportar agrotóxicos e outros produtos químicos, etc, para evitar problemas futuros. E lembre-se pois isso é muito importante: o pallet deve ser higienizado com água e sabão antes de você começar a customizá-lo.

Independente do móvel que será construído, você pode optar por tratar ou não a madeira, pode deixá-la num estilo mais rústico aplicando apenas verniz ou pode personalizá-la com tinta ou até mesmo adesivos. Não existes limites para as possibilidades e muito menos para a criatividade.



Separamos alguns dos móveis mais especiais para que você possa se inspirar.

CAMAS

Não só a base da cama, também é possível usar os pallets para fazer a cabeceira.

É possível iluminar a base da cama de pallet com de candeeiros de led, mangueiras de lâmpadas ou luzes pisca-pisca, criando assim um ambiente mais aconchegante.

SOFÁS

Aqui é possível ver que os pallets não foram usados apenas para a base do sofá mas também para criar uma mesa de canto "anexada" ao sofá, aproveitando, assim, material e espaço.

Para facilitar a locomoção do móvel dentro de casa, até mesmo para fins de limpeza, é possível colocar rodinhas nos mesmos, tanto sofás quanto mesas, camas, etc, podem ter rodinhas aplicadas em suas bases.

MESA DE CENTRO

Eis um exemplo de móvel feito com pallet com a madeira tratada e envernizada e com rodinhas para facilitar a locomoção.

Mesa de centro com madeira tratada e tampo de vidro.

PAINEL PARA TV

O painel para tv foi feito de pallet com a madeira tratada assim como as mesas com prateleiras.

Ao contrário do exemplo anterior, aqui a mesa é anexada ao painel e conta com gavetas e um vão para o aparelho de som.

ESCADAS

Inspire-se, renove sua casa com essas ideias e mostre para a gente depois!

Destaques
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
    bottom of page