top of page

DIY: Parede lousa

Diferente do que se pensa, não é preciso gastar muito para decorar um ambiente e deixá-lo totalmente pessoal. A parede lousa surgiu há algum tempo e tem sido usada para decorar todo tipo de ambiente, desde vitrines de lojas, restaurantes e escritórios até o banheiro da sua casa.


Sim, o seu banheiro. Não, você não leu errado.


TÃ-DÃ



A parede lousa é um bom recurso para quem tem muitas ideias e gosta de mudar a decoração com frequência. Quando cansar de um desenho, basta apagar e fazer outro!


A parede lousa permite que você mude a cara do ambiente em questão quando bem entender, e mesmo sendo chatinho limpar a sujeira que o pó de giz faz, vale muito a pena. (Dica: use giz plastificado, ele faz menos sujeira e é mais vantajoso para quem mora em lugares úmidos uma vez que a aderência do giz plastificado é maior, fora que ele evita alergias).


Existem duas maneiras de criar sua parede giz: usando tinta, papel contact ou vinil. O papel contact é melhor para quem mora em casa ou apartamento alugado, porém, é mais complicado dar o acabamento e a superfície pode ficar com as emendas aparentes, o que interfere na experiência visual, fora que é cansativo de aplicar, e cuidado para não cobrir tomadas e interruptores! O vinil é menos poroso, a superfície é lisa e uniforme, então ele é mais vantajoso que o papel contact, a durabilidade é maior e quando o vinil é retirado, deixa pouco resíduo de cola, Para quem tem residência própria, o conselho da Bit é apostar na tinta já que caso você mude de ideia e resolva desistir da parede lousa, basta dar lixar a parede e aplicar a nova tinta por cima.


Se de acordo com as suas necessidades o papel contact ou vinil for mais vantajoso, ele deve ser aplicado da seguinte maneira: munido da quantidade necessária para cobrir sua parede, corte o papel contact em tiras e aplique uma ao lado da outra com pequena sobreposição para que não tenham falhas na parede, e não esqueça de colar as pontas (os limites da parede) deixando alguns centímetros de sobra para poder dar o acabamento com um estilete. Faça a aplicação com o auxílio de um pano e passe o pano novamente ou faça uso de um cartão após a aplicação para se certificar de que não ficou nenhuma bolha. O vinil é aplicado da mesma forma.

Caso a tinta seja uma opção melhor para você, recomendamos a Suvinil Esmalte Fosco Verde Escolar pra quem quer aquele gostinho de colégio com a parede lousa verde escolar ou a Coral Esmalte Sintético Fosco Coralit na cor preta. Os únicos cuidados que você deve tomar são: não manchar o chão e móveis e fazer o acabamento com muita atenção. Deixe a tinta secar por 72 horas e depois é só alegria!


Quanto à limpeza, o vinil e o papel contact podem ser limpos apenas com um pano úmido, já a parede com tinta pode ser lavada com água e sabão com o auxílio de uma esponja e pronto, sem manchas!



Separamos um compilado de paredes lousa em todo tipo de ambiente para que você se inspire e deixe as ideias fluírem.



Se inspirou? Resolveu fazer sua parede lousa? Conta pra gente, comenta aí!

Destaques
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
    bottom of page