top of page

O estilo escandinavo de decoração

O inverno é rigoroso e escuro na região da escandinávia, composta pela Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Islândia. Em consequência disso, os ambientes internos tendem a ser amplos, iluminados, minimalistas e, apesar das cores neutras predominarem, contraste com objetos e peças de decoração coloridas, uma vez que as cores neutras trazem certa sensação de frieza para o cômodo, com o fim de proporcionar aconchego ao cômodo. Mas não só cores vivas, móveis e acessórios em madeira contribuem com essa sensação de aconchego.


O estilo escandinavo preza pela simplicidade no quesito quantidade, são poucos móveis, poucas peças de decoração, mas se bem selecionadas, fazem desse ambiente tanto simples e minimalista quanto sofisticado e elegante. Por ele ser clean, é importante tomar cuidado com a bagunça, é muito fácil poluir visualmente o cômodo decorado no estilo escandinavo.


Caso você esteja interessado em investir nesse estilo, reunimos os princípios básicos da decoração escandinava.



Paredes preferencialmente brancas, cor de gelo ou creme são regra. Já o piso pode ser madeira escura ou clara, apesar do branco ser a cor neutra predominante nesse estilo a fim de dar luminosidade ao ambiente.

Para dar o tom de aconchego, além da madeira, acrescente plantas ao ambiente, belos vasos com folhagens num verde vivo. Almofadas e tapetes felpudos em tons de cinza, preto e/ou marrom também deixam o ambiente acolhedor.

No estilo escandinavo tudo é alinhado, reto, geométrico. Se deseja decorar sua casa nesse estilo, procure não fugir disso, evite móveis e peças de decoração com muitos detalhes, curvas e grande variedade de cores.

Ao escolher as peças de decoração e quadros, priorize sempre os de estilo minimalista e contemporâneo.

Os materiais ideais para decorar o seu cômodo de estilo escandinavo são os orgânicos, puros, crus, naturais. Madeira, lã, metal, pele, couro. Esses materiais seguem na paleta de cores do estilo escandinavo e garantem aconchego ao ambiente. Canos à mostra e fios expostos remetem a uma atmosfera industrial, que é outro traço do design escandinavo.

As janelas são os focos desse estilo uma vez que ele preza por luminosidade e, logicamente, é pela janela que entra a luz natural. Janelas grandes, em formatos retangulares ou quadrados, sem adornos como cortinas, são o ideal.

Dê preferência a sofás e colchas cinzas ou brancas e almofadas e travesseiros em preto para dar contraste. Nos quartos, substitua armários por araras, afim de criar uma atmosfera despojada.

Luminárias com linhas bem definidas, com certa quantidade de fio exposto, mais baixas e na cor preta são características deste estilo.

As cores vibrantes e luminosas devem ser um ponto focal, são colocadas em pontos isolados.

Mantenha sempre em mente que ambientes no estilo escandinavo são limpos e funcionais, cuidado com a bagunça e o excesso de objetos!

Destaques
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
    bottom of page