top of page

Inspiração: 15 escadas inovadoras!

Sua escada está meio apagadinha na decoração?! Separamos 15 ideias para personalizar a escada que além de renovar o visual vão torná-la uma parte muito importante na decoração da casa. Ainda vamos dando dicas sobre os tipos de materiais que podem ser utilizados caso você queira repetir a experiência em casa.

Primeiro uma estampa clássica! Se sua casa segue um estilo mais romântico, uma estampa floral vai deixar a escada delicada e ornando com o restante da decoração. É possível fazer esse projetinho em casa utilizando tecido adesivo ou adesivo vinílico com a textura impressa - que tem melhor durabilidade e limpeza mais fácil. Opte por cores neutras e não muito claras, senão você sofrerá com as marcas de poeira.

Um pequeno detalhe para quebrar um pouco a cor do fundo! É possível fazer com washi tape ou vinil. Você pode posicionar as listras nas laterais, fazer uma, duas, três, alternar espessuras, enfim, deixe sua imaginação fluir. Fica bem discreto e acrescenta um diferencial à escada. Recomendo vinil para esse projeto, como a washi é feita de papel de arroz acho que ela "pega" mais a sujeira, enquanto o vinil é plástico e não absorve poeira.

Para quem curte uma boa mensagem motivacional, nada melhor do que fazer dos seus degraus um lembrete de como a vida deve ser aproveitada. Opte por vinil com recorte eletrônico (conseguirá em gráficas e empresas de comunicação visual) para que as palavras fiquem bem recortadas e os cantinhos devem ser bem arredondados para não soltarem com facilidade. Você pode usar fontes variadas para fazer uma composição bem diferenciada.

Um chevron bem delicadinho combinando com as texturas de madeira da casa deixou essa escada um charme e a integrou com o restante da decoração. Opte por utilizar vinil com impressão, fica mais alinhado, uma vez que não precisa ficar medindo e fazendo linha por linha. Caso tenha mais tempo e confiança na sua precisão, arrisque washi tape.


Outra opção de estampa. Um desenho bem sutil, em preto e branco mesmo pode diferenciar a escada sem deixá-la chamando atenção demais no ambiente. Procure sempre combinar a textura escolhida com o restante da decoração, principalmente a cor da escada em si e das paredes ao redor.

Uma das minhas favoritas, efeito ombré na pintura dos degraus combinado com adesivo. A frase pode ser motivacional, uma citação que você goste ou palavras que signifiquem algo especial. Ou você pode dispensar a frase e deixar só o ombré que fica maravilhoso também! Uma dica para o ombré: se você quiser um único tom que vá apenas clareando, compre a tinta na cor mais escura e misture porcentagens de branco; caso queira colorido como o da foto, compre as duas tintas das extremidades e misture porcentagens, assim não corre o risco de sair da escala.

Uma ideia divertida para dar uma animada no ambiente é válida também! Principalmente se você tiver crianças em casa, elas com certeza vão adorar interagir com estes adesivos engraçadinhos. Ratinhos, gatos, cães, pode usar vários animais ou mesmo personagens de desenhos famosos e fazer da escada uma área de interação a mais.

Um chevron mais diferente, alternando os degraus. O resultado é bem requintado, fica muito bonito tanto para decorações modernas como nas mais clássicas. Não é a toa que o chevron faz sucesso por aí em todo tipo de móvel ou objeto de coração. Para não ter trabalho, opte por fazer os degraus em vinil, mesmo que você escolha aplicar só o desenho em preto, sem fundo.

Esse é praticamente o mesmo chevron de antes, mas em todos os degraus, só pra vocês visualizarem a diferença que dá alternar ou não a textura. Eu prefiro do outro jeito, parece menos poluído e mais sutil.

Apresento-lhes a minha favorita de toda a seleção! Uma composição de cores e texturas, ideal para ambientes modernos. A original foi feita combinando vários tipos de washi tapes, mas pode arriscar vinil e fazer tudo com um único adesivo para poupar tempo e aumentar a durabilidade. Essa também é uma das poucas inspirações que usa o degrau mesmo, não só o espelho, então cuidado com a sujeira!

Uma ideia muito bonita e lúdica de adesivagem para o espelho da escada. O fundo preto se estende por todo o degrau e a mensagem foi colocada aos poucos. A dica é tomar cuidado com a espessura das palavras para não se soltarem com facilidade e fazer uma composição legal com diversas fontes diferentes. O fato da última frase estar no degrau e não no espelho eu não sei se foi erro de projeto, ou edição na imagem, mas parece bem torto.

Para os modernos e amantes do design uma escada Pantone é uma ótima pedida. Dá um colorido discreto à escada e combina bem com os amadeirados. Para fazer use adesivo vinílico impresso, em gráficas com certeza você conseguirá que eles façam a impressão nas cores da tabela mesmo. Você também pode aproveitar a ideia da Pantone e fazer um efeito ombré com as cores a escala.

Essa composição ficou maravilhosa com aquela parede azul <3 Imitando ladrilhos essa adesivagem ficou linda com o chão de madeira, você pode optar também por ladrilhos hidráulicos, vintage, ou mesmo estampados que estão bem na moda agora.

Mais uma ideia de escrita no espelho. Essa ficou muito, muito delicada, adorei. A escolha da fonte bem sutil, a cor da madeira da escada, tudo ficou tão bonito e clarinho. Essa ideia aproveita o "passo a passo" da escada para listar atitudes para seguir.

Para quem curte um colorido, essa ideia fica super bem, principalmente com paredes brancas e uma madeira bem neutra. Escolha cores que combinem pra fazer o listrado, nada muito contrastante.



Sobre as washi tapes:

Sempre bom lembrar que as washi tapes não são feitas para durar muito e normalmente soltam com calor. Escolha as fitinhas em casos onde você pretende mudar a decoração periodicamente, principalmente para casas alugadas. A fixação delas em parede também não é muito boa, cuidado para que o acabamento esteja bem liso que ela durará mais tempo.




E você, curte essas personalizações? Faria alguma em casa, ou já fizeram? Mostra pra gente!

Destaques
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
    bottom of page