top of page

Como Utilizar Amarelo na Decoração

Você gosta do Amarelo?

Que tal colocar essa cor como parte da decoração da sua casa?

Saiba que ele é uma cor incrivelmente versátil e recomendada para qualquer canto da casa, seja ela contemporânea ou mais tradicional.

Apesar de grande parte das pessoas escolherem cores por intuição e por gosto, existem algumas regrinhas que nos ajudam a fazer combinações mais harmônicas.

O amarelo mais claro fica maravilhoso e bem moderno se for usado com cinza ou preto+branco.

Já o amarelo mais escuro fica muito bem na companhia de tons neutros, como o bege ou o cinza mais escuro, o que deixa as cores ainda mais nobres. Mas se a busca for por uma combinação mais moderna, a cor fica muito bem se combinada com azul claro e o verde.

Estas informações são muito úteis na hora que bate uma dúvida específica como a de usar o amarelo na decoração, por exemplo.

O amarelo é uma cor extremamente forte, muito usada como destaque em ambientes neutros. Super pra cima, ele é ótimo para trazer vida nova aos espaços e tem aparecido com bastante frequência em composições dos mais variados estilos.

Para combiná-lo com outros tons sem medo de errar, é preciso recorrer ao sempre útil círculo cromático. Este círculo de cores quebra o maior galho na hora de montar combinações. Com ele você consegue concluir rapidamente como fazer uma mistura mais ousada e contrastante dar certo, ou como mesclar os tons de forma mais suave e delicada. A combinação com mais contraste possível envolve as cores complementares, tons situados de lados opostos do círculo. No caso do amarelo, a cor complementar é o roxo.

Já as combinações mais seguras e suaves são feitas com as cores análogas, tons que ficam dispostos lado a lado no círculo cromático, como o laranja, o verde e o azul no caso do amarelo. A harmonia com cores análogas sempre resulta em um mix menos contrastante, mas muito bonito.

Estas duas regras funcionam superbem com o amarelo e com todas as outras cores do arco-íris, mas além delas existem outras formas mais simples de usá-lo na decoração. Apostar em uma base neutra para deixar que seu móvel ou acessório amarelo brilhe sozinho é uma delas.

Qual das combinações você mais gosta?

cinza mais escuro, o que deixa as cores ainda mais nobres. Mas se a busca for por uma combinação mais moderna, a cor fica muito bem se combinada com azul claro e o verde.


Destaques
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
    bottom of page